Gostou do artigo? Compartilhe!

Com o frio, aumentam os procedimentos estéticos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

          A menor exposição solar, as férias e o tempo mais ameno estão entre os principais fatores relacionados ao aumento dos procedimentos estéticos nesta época do ano.

            Além disso, o inverno facilita a proteção da cicatriz, já que a exposição ao sol poderia deixá-la mais aparente. O tempo frio atenua o inchaço pós-cirurgia e ainda é mais confortável para o uso de cintas modeladoras – o que, no calor, acaba se tornando uma tarefa mais difícil.

            As férias escolares também favorecem ao tempo necessário para a recuperação da maioria das cirurgias e como vivemos em um país tropical, as pessoas gostam de se preparar para o verão. Por isso, o inverno permite que o paciente tenha tempo suficiente para se recuperar por completo até as próximas estações e já consiga até se expor ao sol, na maioria dos casos no próximo verão.

            Vale a pena lembrar que os resultados da cirurgia serão os mesmos, independente da época do ano. A principal diferença é que, no verão, pode ocorrer mais inchaço, o que é menos confortável para o paciente.

            O fator primordial para quem deseja realizar uma cirurgia plástica é ter o tempo de recuperação e os cuidados adequados, seja qual for a época do ano.

             Alguns procedimentos dermatológicos também são mais frequentes no inverno, principalmente aqueles que necessitam de menor exposição solar antes e depois do tratamento. Essa época do ano pode ser a ideal para tratamento de manchas, estrias, rejuvenescimento, melhora da textura da pele, remoção de tatuagem e até depilação definitiva em algumas áreas do corpo. Os procedimentos mais realizados para esses fins são peelings, luz pulsada e diferentes tipos de lasers.

           Isso acontece pois o bronzeamento pré procedimento ou a exposição solar no pós procedimento contra indicam diversos tipos de tratamentos por expor o paciente a um maior risco de possíveis complicações.

             É importante lembrar que o inverno não exclui a necessidade do uso de protetores solares já que mesmo nos dias nublados existe exposição à radiação ultra violeta.

 

Dr Eduardo Vilas Boas Braga - CRM 109279

Autor

Dr Eduardo Vilas Boas Braga

Dr Eduardo Vilas Boas Braga

Cirurgião Plástico

Especialização em Cirurgia Plástica no(a) Sobrapar - Campinas.